Se Llama Copla – 2009/2010 – Gala 8 – 7.11.2009

Convidada: Tamara. Sevilhana, filha de mãe cigana (que foi notável bailaora!) e neta do grande Rafael FARINA. Com 15 anos gravou o seu primeiro álbum intitulado “Gracias“. Em seguida, gravou em Miami uma compilação de boleros intitulada “Siempre“, que obteve sólidos aplausos da crítica e o apoio do público. Esteve muitíssimo bem: prudente, construtiva, encorajante.

Pepe GOMEZ avaliou e motivou as pontuações com equilíbrio, mantendo-se algo “económico”. Aprovámos e apreciámos o 8 que deu a Juan Carlos, mas entendemos injustificadamente curto o 9 que deu a Alejandra.

Maria JIMÉNEZ continua incomodada por problemas de saúde, pelo que persistimos desejando-lhe pronto restabelecimento.

Hilário pareceu-nos particularmente severo – o que em si não é negativo – mas também algo incoerente, sobretudo ao separar de um só ponto as actuações de Laura Maria e de Paco Quintana.

Pive marcou uma vez mais a sua recusa insubmissa do politicamente correcto, não se deixando perturbar pelo ambiente contestatário latente.

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

Como tínhamos previsto no post relativo à gala 7, Maika GARCIA divorciou-se dos telespectadores ao adoptar uma atitude conflituosa em relação aos seus colegas, que roçou as raias do intolerável. Estamos tanto mais à vontade para o referir, quanto comungámos da confiança que Pive lhe manifestou, pois vemos nela um valor seguro – pelo menos no que respeita às capacidades artísticas.

Terminada a sua participação no concurso, damos as boas vindas à sevilhana Inmaculada PANIAGUA, cujo desempenho foi não só sem falha, mas também de alta qualidade.

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

Tiveram actuações de destaque nesta Gala Oitava:

Álvaro LÓPEZ, que nos deu uma versão intimista e pessoal de “La bien pagá” cuja qualidade manifestamente escapou a Pepe GOMEZ e a Maria JIMENEZ.

Mercedes RÍOS, que os telespectadores propulsaram a vencedora da gala, demonstrando o requinte de gosto por uma certa copla erudita tal como “Doña Isabela de Solís”, que Mercedes defendeu muitíssimo bem. Daqui saudamos Mercedes pelo estoicismo com que enfrenta comentários insultuosos, aplaudindo a sua decisão de não se deixar abater por meras vozes infames.

Abraham RUIZ mantém percurso seguro e prudente. Cantou “Cautiva”, e demonstrou ser cada vez mais capaz de se integrar no espírito das letras que lhe cabem.

Sandra ARCO foi excelente interpretando ”Com ruedas de molino”. É possível que a atitude inesperada (e injusta!) dos telespectadores a seu respeito seja reacção à sobrevalorização do seu desempenho pelo júri, que ao pontuá-la tão alto manifestou insensibilidade à avaliação comparativa – e relativa – dos méritos de cada concorrente.

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

As melhores presenças da noite foram:

Laura María LARREA
, que cantou “La Remanguillé” com ritmo perfeito e alegria contagiante. Foi manifestamente prejudicada pelas altíssimas expectativas que vem induzindo no júri, podendo mesmo qualificarem-se como verdadeiro castigo os 29 pontos que recebeu. Passeou um belíssimo vestido de Amparo MACIA com a graça flamenca que lhe é peculiar.

© CanalSur

Selene MOLINA – forte, segura, convicta – bordou um “Amor maldito” com deliciosas pinceladas pessoais flamencas.

© CanalSur

Alejandra RODRÍGUEZ, a espantosa Alejandra, que conseguiu transformar um tema banal – “Mira si eres malo conmigo” – em obra de arte musical e cénica, imprimindo-lhe uma riqueza de interpretação quase barroca, mas sempre justa, roçando a perfeição. Vestido de Pilar VERA – também verdadeira obra de arte.

© CanalSur

2M

Anuncios

Publicado el 4 noviembre, 2009 en Uncategorized y etiquetado en , , , , , , , , , , , , , , . Guarda el enlace permanente. 2 comentarios.

  1. hola soy Elena y te escribo este mensaje para ver como te va en la gira yo espero que te baya de maravilla a ver si llegas todo lo lejos que puedas porque
    eres un pedazo de artista como la copa de un pino ademas canta la copla como
    nadie la canta perdona si siempre repito lo mismo pero esque no se me ocurre
    mucho mas que ponerte para seguirte apoyandote en el mundo de la copla vale
    un saludo de una fan tuya Elena de Jaén

  2. hola soy Elena la que hace poco escribio un mensaje a Paco Quintana y lo voy a seguir apoyandolo porque se lo merece porque es un pedazo de artista asi de grande y porque canta la copla como nadie la canta oleeeeeeeeeeeeeee esa voz de terciopelo y la exquisitez de la copla ese eres tu Paco Quintana un saludo de una fan tuya Elena

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: